Dados, manejo e produtividade

Disponibilização de dados e informação para que o produtor possa tomar melhores decisões e ser mais eficiente relacionado no…

Uso da Água

A eficiência hídrica, além de consumir menos energia na irrigação, resulta em plantas mais produtivas. Conservação das áreas de captação e armazenamento de água (aquíferos, bacias dos rios, etc) são fundamentais para promoção da sustentabilidade da cadeia. Além disso, o uso adequado das tecnologias de irrigação se relaciona eficiência no consumo de energia. São elementos igualmente importantes desse desafio a gestão da concessão e outorga do uso da água, e melhor uso associado à necessidade das plantas.
Perguntas do desafio: Como irrigar? Onde Irrigar? Quando irrigar? Quanto irrigar em função do estágio de desenvolvimento das plantas?

Manejo do solo

Solos equilibrados e férteis resultam em safras com grande produtividade o que diminui a necessidade de expansão de novas áreas de cultivo. No que tange essa questão temos as seguintes oportunidades:

  • Bioindicadores de fertilidade do solo;
  • Compactação do Solo;
  • Rotatividade de Culturas
  • Boas práticas de manejo

Perguntas do desafio: Como construir a fertilidade do solo? Onde ou em que áreas corrigir deficiências? Quando intervir e fazer manutenção? Quanto de insumos e implementos devem ser aplicados?

Plantio de sementes

O momento do plantio é fundamental para maximizar a produtividade. Uma vez plantada as sementes, o produtor só pode atuar para evitar perdas. Temos os seguintes tópicos de contextualização deste cenário:

  • Mudanças climáticas, estiagens e veranicos;
  • Adensamento e distribuição das mudas no campo vs. produtividade;

 Maquinários e implementos disponíveis
Perguntas do desafio: Questões importantes para ajudar a endereçar as soluções que podem responder este desafio: Como plantar de forma a otimizar a distribuição das sementes no solo? Quando plantar?

Controle de Pragas e doenças

A propagação de doenças e pragas é um risco para a produtividade, a aplicação de defensivos de forma assertiva diminui os impactos ambientais. Defensivos alternativos de controle biológico são ainda melhores. Temos o seguinte contexto:

  • Impactos na saúde das pessoas
  • Produtos tóxicos e contaminação de alimentos e recursos naturais
  • Métodos de aplicação existentes (manejo, tecnologia e eficiência na aplicação de defensivos)

Perguntas do desafio: Como controlar pragas e doenças? Onde aplicar os defensivos para evitar desperdícios? Quando intervir na lavoura? Quanto defensivo aplicar para mitigar os impactos ambientais?

INFOGRÁFICO CADEIA DA SOJA