Aiba Conecta

O AIBA Conecta é uma iniciativa para gerar oportunidades de inovação tecnológica para uma cadeia de soja mais sustentável. O objetivo é conectar projetos propostos por startups e grupos pré-existentes (ter CNPJ não é requisito) que já possuam uma solução inovadora para os desafios da região, com os produtores rurais e parceiros da cadeia de produção de soja, promovendo assim oportunidades de negócio, e o apoio a soluções melhor adaptadas para o Oeste Baiano.

O ciclo oferece para startups a oportunidade de apresentar suas soluções tecnológicas e receber feedbacks para adaptá-las à realidade local, aumentando assim as possibilidades de conexão com empreendimentos rurais da cadeia da soja, de acordo com seus desafios elencados. O seminário de conexões será realizado entre os dias 08 a 12 de novembro de 2021 de forma online, onde será oferecido apoio ao refinamento das propostas para as soluções selecionadas, a fim de prepará-las para o Fórum Aiba Conecta que ocorrerá presencialmente em dezembro de 2021.

Acesse o regulamento

Cronograma

Inscrições

07 de outubro a 01 de novembro

Seminário de Conexões

08 a 12 de novembro

Mentoria

16 de novembro a 03 de dezembro

Fórum Aiba Conecta

Dezembro/2021

Inscrições

A inscrição e participação para o AIBA Conecta é gratuita e é efetuada através do preenchimento do formulário disponível onde as startups irão anexar o plano de negócios e um vídeo demo de até 2 minutos, da solução ou do MVP.

Poderá se inscrever startups que sejam formadas por no mínimo dois sócios com idade igual ou superior a 18 anos e um deles sendo a pessoa desenvolvedora da solução, estejam construindo ou testando seus MVP's, e startups que já possuem produto e até clientes/usuários. Caso a startup tenha mais de uma solução, ela deverá realizar uma inscrição por projeto.

Efetue aqui sua inscrição, até o dia 01 de novembro.

Inscrição

Programação

A seleção das startups aptas a participarem do Aiba Conecta será realizada pela equipe técnica do SENAI CIMATEC observando os critérios a seguir.

  • Potencial de impacto socioambiental
  • Aderência da solução proposta aos objetivos da Chamada e dos Desafios apresentados
  • Exequibilidade da solução proposta, considerando os investimentos necessários, grau de maturidade da solução, e o domínio técnico e de mercado da equipe.
O resultado das selecionadas serão divulgadas até o dia 05 de novembro de 2021.

As startups selecionadas de acordo com os critérios indicados no item 6, irão apresentar suas soluções para parceiros rurais para afim de coletar feedbacks; e sugestões de melhoria e ajustes de acordo com as necessidades da região.

As apresentações ocorrerão entre os dias 10 a 12 de novembro, em dia e horário previamente agendado para uma banca de parceiros rurais, com duração de 30 minutos.

Com posse das avaliações recebidas e informações coletadas, as startups irão adequar suas propostas receberão todo o suporte do SENAI CIMATEC, AIBA e parceiros, com foco na melhoria técnica da solução e construir um plano de prova de conceito para aplicação nos parceiros da região.

Um evento presencial em Barreiras para apresentar as startups para representantes da AIBA, SENAI CIMATEC, Land Innovation Fund e possíveis investidores, promovendo um ambiente propício a conexão entre startups e empreendimentos rurais.

Observação: As conexões geradas não garantem a contratação da solução por parte dos parceiros envolvidos no programa.

DESAFIOS PRIORITÁRIOS

Em maio de 2021, foi realizado o workshop “Desafios para a Sustentabilidade da Cadeia da Soja”, primeiro evento realizado pelo AIBA LAB, com a participação de diversos especialistas do setor, técnicos e produtores rurais, a fim de trazer uma visão compartilhada da cadeia da soja e identificar oportunidades de inovação com foco em sustentabilidade, consolidadas nos desafios a seguir:

Veja abaixo detalhes sobre os desafios

Mais Informações

O certificado de participação será concedido para todos os participantes que participarem dos seminários de conexão do Aiba Conecta, com carga horária de 20 horas, o qual será enviado no prazo de 30 dias após a finalização do projeto.

Em todas as etapas do programa, as comunicações oficiais serão realizadas preferencialmente por meios eletrônicos e/ou e-mail e site.

Caberá às startups acompanhar a programação, a evolução, os comunicados, os resultados e eventuais alterações do Evento nos meios disponibilizados.

Nos acompanhe em nosso instagram @aibalaboficial

Em caso de dúvidas, solicitações e informações poderá ser dirigido por e-mail para: contato@aibalab.org.br.