Hackathon Aiba LAB

O Hackathon AIBA LAB é um uma etapa do Programa de inovação Aberta, que contará com agenda de eventos de imersão sobre os desafios, além de mentorias com especialistas e produtores, válida para qualquer participante com mais de 18 anos.

O objetivo do hackathon é engajar os participantes para que desenvolvam em equipes multidisciplinares soluções tecnológicas que atendam aos desafios apresentados pelos representantes do ecossistema do agronegócio local e que contribua para a sustentabilidade na cadeia de suprimentos da soja.

Cronograma do Hackathon

Inscrições/Imersão

07/07 a 23/07

Modelagem da Solução

26/07 a 01/08

Prototipação e Pitch

04/08 a 08/08

Pré-Aceleração

16/08 a 22/10

Desafios

Em maio de 2021, foi realizado o workshop “Desafios para a Sustentabilidade da Cadeia da Soja”, primeiro evento realizado pelo AIBA LAB, com a participação de diversos especialistas do setor, técnicos e produtores rurais, a fim de trazer uma visão compartilhada da cadeia da soja e identificar oportunidades de inovação com foco em sustentabilidade, consolidadas nos desafios a seguir:

Veja abaixo detalhes sobre os desafios

Mais Informações

  • 07/07 Live de lançamento das 19h-20h30 e abertura das inscrições
  • 13/07 Webinar Produtividade e Manejo Sustentável – Uso da Água e Controle de Pragas e Doenças das 19h-20h30
  • 15/07 Webinar Produtividade e Manejo Sustentável = Manejo do Solo, Plantio de Sementes e Práticas Conservacionistas das 19h-20h30das 19h-20h30
  • 21/07 Webinar Incentivos e Inclusão Financeira das 19h-20h30
  • 23/07 Fim das inscrições 18:00h
  • 24/07 Workshop de Ideação das 09h-12h30
  • 25/07 Fim das formações de equipe até às 23h59
  • 26/07 Live de Abertura do Hackathon, 19h30

Faça o download do regulamento clicando no botão abaixo! (Obs: Leia o documento com atenção).

Download

O evento de abertura do programa ocorrerá no canal do Youtube da AIBA

*Entre os dias 08 a 23 de julho, os inscritos já terão acesso ao nosso canal do Discord para poder consultar mais materiais sobre os desafios, receber informações sobre as atividades da imersão e encontrar outros participantes para formar times

Com as equipes formadas, os times irão pensar em soluções para o desafio, lembrando que a solução de inovação deve contribuir com a sustentabilidade na cadeia da soja. Nessa etapa, as equipes receberão o apoio de mentores/as e deverão realizar a modelagem da ideia. As reuniões poderão ser agendadas via plataforma Calendly sobre modelo de negócio.

As equipes submeterão as propostas através de um Canvas de Negócios de Impacto (Modelo C) e um sketch da solução até dia 01/08. Os resultados das 10 equipes aprovadas para a fase seguinte serão divulgados no dia 03/08.

Faça download do modelo:

Download !

As 10 equipes selecionadas na fase anterior irão receber mentorias dos especialistas do SENAI CIMATEC para a construção do protótipo e do pitch da solução. As entregas serão submetidas via formulário até o dia 08/08 e a divulgação dos resultados no dia 10/08, onde serão selecionadas de 3 a 5 soluções para receberem apoio, da pré-aceleração ao desenvolvimento do negócio por 10 semanas.

Os 3 a 5 projetos mais bem avaliados durante o Hackathon receberão mentoria e acompanhamento por 10 semanas para estruturação do negócio com os profissionais do SENAI CIMATEC. Durante a pré-aceleração, as equipes terão acesso à orientação tecnológica e de negócios para elaborar um plano detalhado sobre como lançar a solução no mercado.

Ao final da pré-aceleração, será realizado um evento Demoday para apresentação das equipes a representantes AIBA, associados, representantes do LIF, possíveis investidores e outros interessados.

Faça o download do regulamento clicando no botão abaixo! (Obs: Leia o documento com atenção).

Download

Clique aqui para saber mais sobre os desafios

Outras Dúvidas

Não, a inscrição pode e deve ser feita de forma individual, mas durante o processo de imersão o time pode ser buscado e construído na ferramenta discord.
Não, o Hackaton Aiba Lab faz a sugestão de três perfis ( um de business, um entusiasta em agro e um tech), mas são apenas sugestões. As vagas não são travadas por ferramentas.
Sim. As equipes devem conter no mínimo 03 ( três ) e no máximo 05 ( cinco) participantes.
Além do calendário disponível neste site, ao cadastrar seu email, você receberá atualizações para não perder nenhuma parte do processo.
Ao se cadastrar você receberá link do servidor Discord e dentre suas funcionalidades a opção buscar times estará inclusa.
Sim, desde a inscrição aos entregáveis todos os prazos serão estipulados previamente e devem ser respeitados, sob pena de desclassificação.